terça-feira, 27 de setembro de 2016

Alimentação alcalina


Boa Tarde,


Já que falamos de ciclismo, de yoga, porque não falar de alimentação; sim o desporto é muito importante para a saúde mas uma boa alimentação faz toda a diferença.

Hoje vou falar-vos um pouco de alimentação alcalina, acho que este assunto vai dar para vários posts.

Mas antes de continuar com este assunto, quero esclarecer algumas dúvidas que me colocaram alguns leitores sobre o post anterior.


As dúvidas eram quantas vezes devem fazer Yoga por semana como complemento do ciclismo e o que é uma assana.

Pois bem uma assana no yoga é cada uma das posições corporais que procuram conduzir ao bem-estar físico e mental; ou seja assana é  postura.

Em relação á segunda dúvida, aconselho a por exemplo se pedalas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) fazes yoga nos outros días (terça e quinta).
 
Terminado este parêntesis vamos voltar ao assunto de hoje, alimentação alcalina.
 
Vou-vos confessar que eu sempre fui uma desgraça com a minha alimentação, doces em excesso, massas, pizzas, hambúrgueres, batatas fritas, mas claro os anos vão passando e começamos a interessar-nos um pouco mais pela saúde.
Eu odeio dietas e não considero que sejam saudáveis, por isso quero comer de forma mais saudável, disfrutando da vida, sem restrições parvas.
Ouvi falar imenso da alimentação alcalina e do seu bem para a saúde, que nenhuma doença se desenvolve num ambiente alcalino, mas que com a alimentação que fazemos temos o nosso organismo demasiado acido e por isso propicio a doenças.
Investiguei, estudei e agora estou pouco a pouco a introduzir na minha alimentação esses alimentos alcalinos e posso dizer que ainda estou no início mas vou notando pequenas diferenças.
Na alimentação alcalina, não se contam calorias, nem se usa truques para perder peso. Nem vamos passar fome, nem ficar vegetarianos, mas sim se recomenda comer mais verduras.
A alimentação alcalina consiste em mudar os maus hábitos por melhores, ficarás com uma boa saúde e perdes peso, mas só perdes em caso do teu corpo precisar.
 
A nossa alimentação é essencialmente á base de alimentos ácidos ( nos próximos posts dir-vos-ei quais os alimentos ácidos, assim como os alcalinos).
Um organismo demasiado acido envelhece prematuramente, deixo-vos abaixo  alguns sintomas de uma dieta acida:
·         Obstipação e inchaço
·         Falta de energia e concentração
·         Problemas de peso
·         Pele apagada, seca e sem vida
·         Doenças das gengivas, mau hálito e dentes em mal estado
·         Constipações frequentes e gripe
·         Dores musculares e articulares


Muitos problemas de saúde são causados por um  ambiente acido, existe uma lista muito grande que incluiu doenças cardiovasculares, alergias ao glúten e a outros alimentos, diabetes, obesidade, fadiga cronica.
E que fazemos para mudar isto?
Muito simples comecem a introduzir alimentos alcalinos na nossa alimentação habitual, por exemplo um alimento ácido e dois alimentos alcalino, sempre que nos seja possível sem fanatismos nem obsessões, mas o ideal é por cada alimento ácido dois alcalinos.
Por hoje não há mais tempo no próximo post indicar-vos-ei os alimentos ácidos e alcalinos e continuaremos a falar sobre este assunto fascinante e que tantos benefícios nos pode trazer.


 
Beijinhos e bom apetite ;)
 

 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário